Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 6
Gêiser Sol de Mañana - Quinta-feira 14/09/2023
O despertador toca cedo novamente. Às cinco horas, estamos no carro para o trecho final. Nós dois tivemos uma noite ruim. O frio, mas também a altitude, nos prejudicou.
Depois de uma hora de carro, chegamos à área especial Sol de Mañana, com fontes de vapor, piscinas de água quente - fontes termais, gêiseres e fumarolas em uma área de aproximadamente 10 quilômetros quadrados. Uma visão espetacular. O vapor quente é soprado violentamente no ar. Impressionante!!!!
As emissões de vapor e água podem atingir alturas excepcionais de até 200 metros, e os gases liberados contêm enxofre. As temperaturas das fontes termais chegam a 30 °C e as fumarolas atingem 70 °C, o suficiente para serem visíveis do espaço nas imagens do satélite ASTER.
O Sol de Mañana está localizado a uma altitude de 4.900 metros, o que o torna um dos campos geotérmicos mais altos do mundo.
Em resumo, o gêiser Sol de Mañana é um lugar impressionante e exótico que combina a atividade vulcânica com a beleza natural dos Andes bolivianos!
Estamos agora a 4.900 metros de altitude. A respiração fica pesada a cada esforço feito. Por isso, não nos importamos nem um pouco em ir para altitudes mais baixas. Depois de Sol de Mañana, visitamos Termas de Polques, onde tomamos um bom café da manhã e seguimos para Deserto Dali, Laguna Verde e Laguna Blanca.
Aguas Termales de Polques - Quinta-feira 14/09/2023
As Termas de Polques são um conjunto de fontes termais naturais localizadas no departamento de Potosí, Bolívia, especificamente na região sul do Salar de Uyuni, no Altiplano Andino. Essas fontes termais são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e pelo ambiente natural deslumbrante.
Localizadas no coração da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, as Termas de Polques oferecem uma experiência única. Além do relaxamento proporcionado pelas fontes termais, a melhor coisa sobre as Termas de Polques é a vista panorâmica das piscinas termais. De lá, você pode contemplar a paisagem em tons pastéis do Salar de Chalviri.
Deserto de Salvador Dalí - Quinta-feira 14/09/2023
O Deserto Salvador Dalí, também conhecido como Vale de Dalí, é um deserto extremamente árido no sudoeste da Bolívia, localizado no departamento de Potosí. Esse deserto fica inteiramente dentro dos limites da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e é caracterizado por paisagens que lembram as pinturas surrealistas do famoso artista Salvador Dalí. Ele cobre uma área de aproximadamente 110 km².
Laguna Blanca - Quinta-feira 14/09/2023
A Laguna Blanca é um lago salgado localizado em uma bacia, na província de Sur Lípez, departamento de Potosí, Bolívia. Está localizada perto do vulcão Licancabur. Esse lago fica a uma altitude de 4.350 metros (14.270 pés) acima do nível do mar no Altiplano. Com uma área de 10,9 km², ele tem 5,6 quilômetros de comprimento e 3,5 quilômetros de largura. A cor branca característica da água, que deu nome ao lago, é causada pela alta concentração de minerais que flutuam nela. Apenas um estreito corredor separa a Laguna Blanca da Laguna Verde, que é menor. Ambos os lagos estão localizados dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa
Fronteira de Hito Cajun - Quinta-feira 14/09/2023
Chegamos a Hito Cajun por volta das 8:30hs, na fronteira com a Bolívia. O posto de controle é muito tranquilo. Somos os únicos dois que passam pela fronteira. Depois, são alguns quilômetros de carro pela terra de ninguém até a fronteira com o Chile. Aqui há bastante gente. Após cerca de uma hora, recebemos os carimbos necessários e nosso transfer nos leva a San Pedro de Atacama. Mas primeiro passamos por um controle de segurança da alfândega chilena. Tudo tem que ser aberto e nossa bagagem revistada completamente. Depois desse interlúdio, seguimos de carro para San Pedro de Atacama. Descemos muito rapidamente até cerca de 2.500 metros. Achamos que o trasfer nos deixaria em nosso hotel, mas o motorista não entendeu muito bem e queria nos deixar em algum hostal qualquer na cidade. Por fim, fomos parar na estação de ônibus. Era lá que finalmente tínhamos de estar para o ônibus das 16h30 para Calama para pegar nosso carro alugado. Decidimos remarcar nossa passagem para o ônibus das 13h30. Isso deu certo e, meia hora depois, chegamos a Calama. Chegamos a Calama por volta das três horas e pegamos um táxi para o aeroporto, onde podemos pegar o carro.