Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 5
Villa Julaca, Canon de la Anaconda, Valle de Rocas, Laguna Negra e muito mais - Quarta-feira, 13/09/2023
Acordamos às 4:45hs e, depois do café da manhã, vamos apreciar um lindo nascer do sol. Após o belo nascer do sol, dirigimos até a cidade de Villa Julaca para uma parada para o café e, em seguida, descemos por todos os diferentes tipos de lugares especiais.
Respectivamente, Laguna Toruncha, Villa San Agustin, Villa Alota, Canon de la Anaconda, Valle de Rocas, Laguna Negra ou Lago Misterlosa, Laguna Vinto, Cuidad de Pietra, Camello de Pietra, La Copa del Mundo, Laguna Camina (extração de Borat), Parque Nacional - Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo, Laguna Colorada.
Villa Julaca - Quarta-feira 13/09/2023
No meio do nada, como tantas outras vilas e pequenas cidades da Bolívia, está Julaca, uma cidade de apenas 66 habitantes no altiplano. Ela está localizada a 3.665 metros acima do nível do mar e sua temperatura média é de 6,6ºC. Também não chove muito: 78,7 l/m2 por ano.
As casas são feitas de tijolos de adobe, como no resto do país.
Julaca é atravessada por um trilho de trem no qual os dormentes que foram pacientemente escondidos pela areia do deserto do altiplano mal podem ser distinguidos. Um trem de carga ainda passa por eles, ligando a rota entre Rio Grande e Chiguana.
O Altiplano é uma área de drenagem interior situada na região central dos Andes, ocupando partes do norte do Chile, oeste da Bolívia, sul do Peru e noroeste da Argentina. Sua altura média é de cerca de 3.750 metros
Cânion de Anaconda - Quarta-feira, 13/09/2023
O Cânion Anaconda está localizado em Potosi, na Bolívia. O Penhasco Anaconda é um local impressionante e oferece uma vista panorâmica do Vale Anaconda.
Valle de Rocas - Quarta-feira, 13/09/2023
O Vale de Rocas, na Bolívia, é uma paisagem verdadeiramente enigmática e sobrenatural. Com enormes formações rochosas.
O Vale de Rocas fica dentro da Reserva Nacional de Vida Selvagem Andina Eduardo Avaroa, perto das salinas de Uyuni. É um vale de aproximadamente 16 km de extensão
As rochas desse vale são incomuns e cativantes, moldadas pela atividade vulcânica e por séculos de erosão eólica. Algumas dessas formações se assemelham a objetos naturais ou até mesmo feitos pelo homem. Por exemplo:
· Árvore de pedra: Uma rocha que se assemelha a uma árvore, daí seu nome.
· Copa do Mundo: Uma formação que lembra o troféu da Copa do Mundo de futebol.
· The Camel (O Camelo): Uma rocha que se assemelha a um camelo.
Do topo dessas rochas vermelhas e laranjas brilhantes, você pode ter uma vista panorâmica incrível do Deserto de Siloli. É uma paisagem verdadeiramente única e surreal além de muito fotogênica.
Varanda frontal da Laguna Negra - Quarta-feira 13/09/2023
A Laguna Negra, também conhecida como Laguna Turquiri, é um lugar cativante na Bolívia. Localizada no Circuito Sudoeste da Bolívia. A rota para a Laguna Negra é uma sucessão de maravilhas, cada uma mais impressionante que a outra. A lagoa em si é apenas uma das muitas maravilhas que você encontrará. Imagine plantas que se assemelham a rochas e rochas reais que parecem esculturas, todas cercando um lago estranho.
Yaretas: O que parece ser musgo cobrindo as rochas é, na verdade, um arbusto denso chamado yaretas. Essas plantas de alta altitude podem viver até 3.000 anos se não forem perturbadas. Infelizmente, às vezes elas são coletadas para serem usadas como lenha.
Laguna Negra - Quarta-feira, 13/09/2023
Depois de uma entrada com paisagens incomuns, vegetação, solo negro, piscinas e lhamas pastando, chegamos à Laguna Negra. Um pequeno lago escuro cercado por rochas. Ficamos no alto e temos ótima vista. Uma Vischacha da montanha vem correndo e se dá ao trabalho de posar para nós, para que possamos tirar algumas fotos bonitas.
Ciudad de Piedra - Quarta-feira, 13/09/2023
Ciudad de Piedra ou Cidade de Pedra ou ITAS é uma área geológica da Bolívia com cerca de 2.000 km², localizada na província de Pacajes, no departamento de La Paz, a uma altitude de 4.100 m e a cerca de 20 km da fronteira com o Chile.
É um labirinto no qual, se você não o conhece, pode se perder facilmente; são contadas várias estórias de pessoas que se perderam, de tempestades elétricas atraídas pela composição mineralógica da cidade natural, enfim... A verdade é que, se você conseguir sair, nunca mais se esquecerá.
Laguna Capina - Quarta-feira 13/09/2023
A Laguna Capina é um lago salgado de 23,8 km² no canto sudoeste da Bolívia, perto da fronteira com o Chile. O lago tem 7,4 km de comprimento e 5,6 km de largura e está localizado no departamento boliviano de Potosí, aproximadamente 400 km ao sul da capital Sucre.
Mineração de boro - Quarta-feira, 13/09/2023
A mineração de boro e boratos na Bolívia é um tópico interessante!
- Há um total de 1.408 registros de mineração na Bolívia, com a maioria destacando oportunidades e atividades de mineração nas regiões de Oruro e Potosi. Essas áreas têm um rico histórico de mineração.
- Recursos minerais de boro: Atualmente, a produção na Bolívia é baseada em recursos minerais de boro encontrados em vários depósitos de Sal no sul e na borda norte do Salar de Uyuni. Esses depósitos contêm reservas de minerais de boro estimadas em 15 milhões de toneladas métricas (15Mt)
- Mina específica: Uma mina notável na Bolívia é a Laguna Capina Sur Boron-Borates Mine, localizada na região de Potosi. Ela opera principalmente por meio de trabalhos de superfície e cobre uma área de 100 hectares (247,11 acres).
A mineração desempenha um papel significativo na economia da Bolívia, e a extração de boro e boratos contribui para várias aplicações industriais.
Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa - Quarta-feira, 13/09/2023
A Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa está localizada na província de Sur Lípez, no extremo sudoeste da Bolívia. A reserva cobre uma área de 714.745 hectares e inclui a Reserva Nacional de Caça Laguna Colorada. É uma área protegida, principalmente para proteger os pássaros que habitam as várias lagoas da reserva. Fenômenos naturais especiais são vulcões em erupção, fontes termais, gêiseres, lagos e três espécies endêmicas de flamengo. O parque nacional foi criado em 1.973 e recebeu o nome de Eduardo Avaroa (1.838-1.879), um herói de guerra boliviano do século XIX.
Laguna Colorada - Quarta-feira, 13/09/2023
A Laguna Colorada, também conhecida como "Lagoa Vermelha", é um lago salgado raso no Altiplano do sudoeste da Bolívia, localizado dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e próximo à fronteira com o Chile. Essa área é uma paisagem de tirar o fôlego e de outro mundo. Ao percorrermos as trilhas empoeiradas do Deserto de Siloli e da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, você se sente pequeno devido ao imenso tamanho desse lugar. É uma vasta planície desértica de alta altitude, com vulcões fumegantes, formações rochosas semelhantes ao deserto de Dali, lama fervente e neve rodopiante, com a majestosa Cordilheira dos Andes sempre presente. Localizado a uma altitude de mais de 4.000 metros acima do nível do mar, esse lago extraordinário é conhecido por sua cor impressionante.
A Laguna Colorada é uma maravilha natural imperdível. Esse lago vermelho-sangue está repleto de centenas de flamingos cor-de-rosa. O lago cobre uma área de 6.000 hectares, mas tem menos de um metro de profundidade. De acordo com o folclore, a água é, na verdade, o sangue dos deuses, embora os cientistas acreditem que a cor seja proveniente de algas e minerais ricos na água.
Há tantos flamingos porque essas graciosas aves são atraídas pelo abundante plâncton do lago. Três das seis espécies de flamingos do mundo são encontradas aqui: o flamingo chileno, o andino e o raro flamingo de James. Essa última espécie já foi considerada extinta, mas uma pequena população foi redescoberta em 1.956. Notavelmente, os flamingos são naturalmente brancos; suas penas são coloridas de rosa por algas vermelhas. É uma bela visão ver um grupo de flamingos decolando, com suas asas majestosas e pernas finas.
Dirigimos cerca de 300 km durante todo o dia, todos fora de estrada, e terminamos o dia no hotel Waila llala. Estamos agora em uma altitude de 4.360 metros e faz -15 graus. É um hotel muito básico. Felizmente, há um pequeno fogão aceso em uma área grande, uma espécie de salão. Tomamos uma sopa e comemos um prato de espaguete à bolonhesa e depois nos arrastamos rapidamente para a cama. A propósito, que legal!!! Depois de uma ducha refrescante 🤪🤪.