Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 4
Uyuni - segunda-feira 11/09/2023
Chegamos a Uyuni por volta das 7:30hs. Paramos no escritório da Todo Turismo, onde tomamos um delicioso café quente e chá. Lara logo recebe uma ligação de Pedrito. Com Pedrito, Lara organizou a viagem pelos deserto de sal até San Pedro de Atacama. Pedrito nos busca e, em seu pequeno escritório, nos explica como será nossa viagem de três dias. Depois de trocarmos as informações necessárias, somos deixados em nosso hotel Kachi em Uyuni.
Um belo hotel construído com blocos de sal. Também nos deram um belo quarto. Por mais desolado que seja o exterior, nosso quarto é muito aconchegante e acolhedor. Tomamos um bom banho quente e desfrutamos de toda a paz e tranquilidade. À tarde, caminhamos até o centro de Uyuni para fazer compras, comer alguma coisa e tomar um drinque. Desde a noite passada, parei de tomar meu remédio para o mal da altitude. O álcool e essa medicação não combinam muito bem, então, tomar uma cerveja agora é um grande prazer.
Uyuni e região
Uyuni foi fundada em 1890 como um posto comercial e tem uma população de 29.672 habitantes (de acordo com o censo oficial de 2012). A cidade fica a uma altitude de 3.700 metros acima do nível do mar, com terreno mais montanhoso a leste. A cidade é um importante centro de transporte, abrigando um importante entroncamento ferroviário onde convergem quatro linhas: de La Paz (via Oruro), Calama (Chile), Potosí e Villazón (fronteira com a Argentina). Uyuni também está conectada por estrada a Oruro - La Paz, Sucre, Villazón e Ollagüe (Chile).
Uma das principais atrações da área é o antigo cemitério de trens, localizado a cerca de 3 km de Uyuni. Conectado à cidade por antigos trilhos de trem, esse cemitério já foi um centro de distribuição de trens que transportavam minerais para os portos do Oceano Pacífico. As linhas de trem foram construídas por engenheiros britânicos no final do século XIX, formando uma comunidade considerável em Uyuni.
Esses engenheiros foram convidados pela Antofagasta and Bolivia Railway Companies, patrocinada pelos britânicos. A construção da ferrovia começou em 1.888 e foi concluída em 1.892. Apesar do incentivo do então presidente boliviano Aniceto Arce, que acreditava que a Bolívia prosperaria com um bom sistema de transporte, o projeto enfrentou constante sabotagem por parte dos povos indígenas locais, que o viam como um intruso em suas vidas. Os trens eram usados principalmente por empresas de mineração. Entretanto, na década de 1.940, o setor de mineração entrou em colapso, em parte devido ao esgotamento dos minerais.
O Salar de Uyuni, também conhecido como Salar de Tunupa, é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 10.000 quilômetros quadrados. Fica na província de Daniel Campos, em Potosí, no sudoeste da Bolívia, perto da Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar.
Cemitério de trens Artesanias - Terça-feira 12/09/2023
Hoje começamos devagar, com um delicioso café da manhã. Às dez e meia, Luis Mario nos buscará e partiremos para o cemitério de trens e a feira de Artesanato de Colchani, nos arredores de Uyuni. Que lugar urbano adorável. Andamos por lá e continuamos tirando lindas fotos. As linhas e o céu azul brilhante!!! Incrível!!!
Hotel de Sal Playa Blanca - Terça-feira, 12/09/2023
Depois de algumas horas, dirigimos em direção ao Salar de Uyuni, as salinas. É uma beleza de tirar o fôlego!!! Que vista incrível e tudo é branco como a neve com lindos padrões!!! Depois de algum tempo, paramos em uma espécie de fonte no meio da planície. Nesse lugar, a água começa a borbulhar. Um fenômeno extraordinário!!!
Seguimos então para o primeiro hotel/restaurante de sal - Hotel de Sal Playa Blanca - do mundo, um conhecido ponto de partida do Rali Dakar. O primeiro começou aqui em 2016. No total, esse percurso foi realizado cinco vezes. Almoçamos nesse hotel de sal, o almoço foi servido inteiramente por Mario. Um almoço muito elaborado feito pela esposa: saladas, omelete de ovos/queijo e quinoa.
As formas hexagonais das salinas, que se formam no chão e vão além do horizonte, são formadas naturalmente pela água que flui por baixo, e os pontos ou linhas que se formam são seus pontos de respiração. Muito interessante! Isso torna a planície de sal ainda mais bonita e única. Dizem que ele já foi um grande oceano.
Salar de Uyuni
· 12.000 quilômetros quadrados
· 36 ilhas
· Os padrões são chamados de "ojos de agua"! Em português, "olhos d'água"!
Salar de Uyuni - Sessão de fotos - Isla Incahuasi - Terça-feira, 12/09/2023
Depois do almoço, fazemos uma sessão de fotos. Brincamos um pouco com a perspectiva distorcida. Nós nos divertimos muito fazendo isso.
Após a sessão de fotos, dirigimos pelas extensas salinas brancas como a neve até a Ilha Incahuasi que é uma ilha rochosa no meio das salinas, repleta de cactos gigantes. E pensar que um cacto cresce 1 cm por ano - aqui há gigantes de até 12 metros de altura.
A Ilha Incahuasi é uma ilha no meio da planície de sal. Os Incas a habitavam.
Imagine há quanto tempo esses cactos 🌵 estão lá.... quantas coisas eles acompanharam durante a evolução do mundo... gigantes imponentes e que contraste de cores!
Salar de Uyuni - Pôr do sol - Terça-feira, 12/09/2023
Depois de um belo pôr do sol, seguimos para o Hostel Puerto Chuvica. Um hotel de sal, frio, colorido, sem aquecedores e com um chuveiro com um pequeno fio de água saindo dele. Está -5 graus, então vamos para a cama sem tomar banho.
Mais uma vez, você descobre a riqueza em que vivemos. Sempre com aquecimento e água quente corrente. E quando o aquecedor precisa ser reduzido em um grau, isso causa muita consternação em nosso pequeno país!
Hoje dirigimos cerca de 150 km. Tudo off-road. Ficamos felizes por ter Mario como nosso guia e motorista. Sem um guia, é muito dificil a navegação, com uma grande chance de nos perdermos.