Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 3

Ilha do Sol 

A Ilha do Sol (em espanhol, "Isla del Sol") é uma ilha cativante situada na parte sul do Lago Titicaca, que pertence à Bolívia e, especificamente, ao Departamento de La Paz. Geograficamente, essa ilha rochosa e montanhosa é adornada com eucaliptos e seu terreno é bastante acidentado. É interessante notar que não há veículos motorizados ou estradas pavimentadas. Em vez disso,há cerca de 800 famílias da ilha que se dedicam principalmente à agricultura, complementada pela pesca e pelo turismo.

A ilha possui mais de 80 ruínas antigas, a maioria das quais remonta ao período Inca, por volta do século XV d.C. Os arqueólogos até encontraram evidências de habitação humana na ilha desde o terceiro milênio a.C.

 

Ilha do Sol - sexta-feira 08/09/2023

Hoje, caminharemos do sul até a ponta norte da ilha. No lado norte da ilha estão as Ruínas de Chinkana, um povoado Inca. As ruínas de Chinkana testemunham a rica história pré-colombiana da ilha como um local importante para o comércio Inca através do lago.

A caminhada tem cerca de 8 km e percorremos um caminho que alternava entre subidas e descidas, mas,  que faz parecer que você está subindo uma montanha 😜😜.

No caminho de volta, conseguimos um barco em uma pequena cidade de Challa Pampa com os moradores locais e eles nos levaram de volta ao porto de nossa aldeia. No total, caminhamos 12 km hoje e, em uma altitude de 4.000 metros, essa continua sendo uma experiência incomum. Mas, como acontece com frequência, o segredo está na calma. Do porto, ainda levamos uma boa hora de caminhada e de subida íngreme até o nosso hotel.  Foi um dia perfeito, com belas vistas - vale muito a pena visitar as ruínas. Pegamos outro lindo pôr do sol e fotografamos em seguida um maravilhoso céu estrelado.

 

Copacabana - sábado, 09/09/2023

Depois do café da manhã, vamos com calma. Ainda estávamos relaxando quando chamaram nossa atenção para o fato de que tínhamos de fazer o check-out. Aparentemente, deveríamos ter feito o check-out às 10hs e agora já são 11:30hs. Então, rapidamente arrumamos nossas coisas, tomamos um bom café preto e, às 14hs, o senhor com seu burrico veio levar nossas malas até o porto. Descer é aparentemente um pouco mais fácil do que subir!!! Em cerca de 25 minutos, estávamos no porto. Às 16hs, pegamos o barco para Copacabana e, depois de duas horas de navegação, chegamos. Trocamos dinheiro, pegamos um táxi e partimos para o nosso Hostal Piedra Andina. Que hotel lindo. Tomamos um banho rápido e voltamos caminhando para o centro de Copacabana. Depois de dar uma olhada, encontramos um restaurante aconchegante, o Jardin Bolivia. Lara pega um prato delicioso da casa, e eu, uma bela pizza. Famintos, atacamos!!!

Copacabana - domingo 10/09/2023

Além de termos um bom hotel, temos também uma cama muito boa e, o mais importante, uma ducha quente com um jato razoável. Uma diferença muito grande em relação aos últimos dias 🤪🤪. Além disso, aqui está pelo menos 10 graus mais quente do que no topo da montanha na Ilha do Sol.

Conseguimos ficar no quarto até as 11:30hs da manhã. Isso nos deu a oportunidade de fazer outra bela caminhada até a Catedral de Copacabana. Que maravilha!!!! Por volta das 11 hs, voltamos ao hotel para tomar um bom banho e nos preparar para nossa viagem de ônibus via La Paz até Uyuni.

Às 13:30hs, pegamos o ônibus para La Paz. A rota é linda, de tirar o fôlego!!!!

 

Tiquina - domingo 10/09/2023

Na cidade de Tiquina, temos que atravessar um trecho do Lago Titicaca de balsa. Depois de alguma espera, somos subitamente convocados a descer e continuar caminhando. Todos os passageiros andam um pouco atordoados porque ninguém sabe como proceder. Aos poucos, entendemos o que fazer. Descobrimos que temos de comprar nossa própria passagem e somos transferidos por um pequeno barco. O ônibus é transferido para outro lugar por uma balsa  (plana, para transportar carros e ônibus) . Do outro lado da água, novamente a questão de como proceder. Ficamos de olho no ônibus e, é claro, tudo está bem novamente. A comunicação dessa empresa precisa de uma boa melhora!!!

 

La Paz - domingo, 10/09/2023

Por volta das seis horas, chegamos a La Paz. Meia hora mais tarde do que o planejado. Mas tudo faz parte do jogo, por que se preocupar? 😜😜. Agora temos que encontrar nossa empresa de ônibus na cidade de La Paz, porque não saímos da grande estação de ônibus central. Lara ficou na rodoviária com as malas e eu fui em busca da empresa de ônibus: Todo Turismo. De acordo com o Google Maps, são cerca de 5 minutos de caminhada. Logo encontrei o pequeno escritório. Nós retiramos nossas passagens para Uyuni e combinamos que poderíamos deixar as malas ali no escritório da empresa. Assim que deixamos as malas, caminhamos até o centro de La Paz. Visitamos a catedral e vamos ao nosso lugar favorito para tomar um bom café com bolo. No caminho de volta, pegamos um táxi por motivos de segurança, embora preferíssemos caminhar. Às nove horas, o ônibus parte para Uyuni. Uma viagem de cerca de 10 horas. A propósito. Temos lindos assentos deitados. Extremamente luxuosos.

Previous
Previous

Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 2

Next
Next

Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 4