Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 7
Calama - Quinta-feira 14/09/2023
Acontece que nossa empresa de aluguel de carros "Euro Rent a Car" não tem escritório no aeroporto. Há pelo menos dez, mas o nosso, nem pensar🤪🤪. No início do dia, já havíamos entrado em contato e combinado de sermos buscados no aeroporto. Logo nosso homem aparece com nosso carro. Colocamos as malas no porta-malas e nos sentamos, mas ....... o carro não dá partida. Nem mesmo depois de várias tentativas 🤪🤪. Esperamos ajuda e, depois de 20 minutos de espera, o carro foi ligado com um par de cabos de bateria (a famosa chupeta). Para nossa surpresa, voltamos de carro para o centro de Calama. Ainda um pouco estranho com todo o contato que tivemos por WhatsApp durante nossa viagem de San Pedro de Atacama a Calama. No escritório, preenchemos os documentos necessários e registramos a documentação e o seguro do carro. Depois, esperamos novamente porque o carro está indo para a oficina para trocar a bateria. Nossa paciência, depois de um dia muito cansativo, é duramente testada. Por volta das 18hs, dirigimos até San Pedro de Atacama. Demoramos um pouco para encontrar nosso hotel Moon Atacama. Ele fica nos arredores do vilarejo de Solor. O quarto é lindo. Mas quando queremos tomar uma merecida ducha quente, a única coisa que encontramos é água gelada. Muito decepcionante depois de um longo dia!!!! Depois de uma ducha rápida, caímos no sono mortos de cansaço.
San Pedro de Atacama - sexta-feira, 15/09/2024
Aparentemente, precisamos dormir um pouco. Acordamos tarde. Enquanto isso, nosso chuveiro foi consertado e podemos enxaguar finalmente toda a areia. Passamos a tarde em San Pedro de Atacama. Andamos por lá, comemos empanadas e tomamos uma deliciosa cerveja. Passamos algum tempo em um bar agradável. Lara bebeu aqui sua cerveja favorita "Patagônia Torres del Paine". Um dia muito relaxante!!!
San Pedro de Atacama - Passeio astronômico - Sexta-feira, 15/09/2024
À noite, faremos um passeio astronômico. Somos levados para os arredores de San Pedro de Atacama, onde um jardim foi montado e protegido das influências da luz. Aqui há três telescópios, dois dos quais acabamos usando. A história toda é contada em espanhol, portanto, além da tradução de Lara, algumas coisas me escapam 😜😜. Mas olhar através dos telescópios é muito interessante. O céu no Atacama é realmente incrível! Nós mesmos também tiramos algumas fotos legais. Uma experiência muito boa!!!
Valle de la Lune - Sábado 16/09/2023
Hoje também começamos devagar - vamos com calma. Por volta do meio-dia, dirigimos até o Valle de la Luna. É de fato uma verdadeira paisagem lunar. Belas formações rochosas, dunas de areia e uma vista incrível. Entramos no parque de carro e fizemos caminhadas em vários locais. Nós dois ainda temos pernas pesadas e subir ladeiras é um verdadeiro desafio. Mas somos verdadeiros valentões e aproveitamos cada passo que damos!
No final do dia, apreciamos o pôr do sol. Muito bonito, mas também gostamos de tirar algumas fotos na hora azul. Mas não pudemos ficar mais tempo porque o parque fechou. Infelizmente, nosso espanhol estava muito “ruim” nesse momento e não entendemos muito bem qual era a intenção 😜😜. Então ficamos. Finalmente fomos escoltados até o portão do parque! Literalmente expulsos! 🤦🏻♀️
Ayllu de Quitor - Domingo 17/09/2023
Depois de uma manhã tranquila e de um brinde da anfitriã com deliciosas empanadas em homenagem a um feriado nacional no Chile, queríamos ir embora por volta do meio-dia. MAS: a porra do carro não pega!
Entramos em contato com a locadora e também informamos que queríamos outro carro porque não podíamos confiar nele. Na viagem que gostamos de fazer e nos desertos que gostamos de atravessar, queremos um carro muito bom, seguro.
Por sorte, ainda estávamos em frente ao nosso apartamento. Depois de algumas idas e vindas, nos prometeram outro carro e que ele chegaria em cerca de uma hora. Como sempre, toda desvantagem tem sua vantagem. Acontece que agora temos um carro de verdade! Uma picape Nissan Navara. Uma linda caminhonete vermelha 😜😜. Depois da papelada necessária, finalmente partimos.
O plano existente foi alterado e optamos por uma alternativa. Alguns passeios turísticos na área imediata. Primeiro, dirigimos até Tulor. Além das vastas e belas planícies, há pouco para ver. Em seguida, dirigimos até Ayllu de Quitor. É uma subida íngreme até o topo, mas definitivamente vale a pena. Que natureza e vista linda e, mais uma vez, um pôr do sol maravilhoso!!!!!!
Ayllu de Quitor - Domingo 17/09/2023
Ayllu de Quitor, localizado a cerca de 3 km de San Pedro de Atacama, é um local fascinante com significado histórico.
Pukara de Quitor: Essa enorme formação rochosa serve como símbolo da cultura pré-inca. Foi construída no século XII como uma fortaleza para se defender de invasores. A fortificação de Lickanantay combina perfeitamente com a paisagem circundante, refletindo a vida resiliente dos atacamenhos.
Ayllus: Esses são sistemas ancestrais baseados na família para distribuição de terras agrícolas e canais de irrigação. Muitos desses ayllus ainda existem como comunidades indígenas. Em San Pedro de Atacama, você encontrará 14 ayllus - esses locais oferecem um vislumbre da rica história e das práticas agrícolas da região.
El Tatio - segunda-feira 18/09/2024
Acordamos às 4:30hs da manhã para chegar em El Tatio antes do nascer do sol, para ver as atividades dos gêiseres e um lindo nascer do sol. Uma estrada escura e sinuosa por cerca de 80 quilômetros.
El Tatio, em Kunza ou Quechua - significa "avô chorando", é o maior grupo de gêiseres do Hemisfério Sul e o terceiro maior Campo Geotérmico do mundo. Estamos falando de mais de 80 gêiseres em um só lugar, em uma altura de 4.320 metros. A temperatura da água de um gêiser pode chegar a 85° Celsius e os jatos podem atingir até 10 metros!
Em nosso caminho de volta, paramos para ver os cactos em La Quebrada de Guatin. Novamente, cactos gigantescos e antigos, com pelo menos mais de 500 anos de idade. Aprendemos no Salar de Uyuni que um cacto cresce 1 cm por ano! Portanto, sim... eles estão lá há muito tempo.
Ao se aproximar, é possível ver um riacho fluindo pelo meio do desfiladeiro e ouvir o som de água corrente, o que, em um lugar tão árido como o Atacama, parece um verdadeiro milagre!
Ali mesmo, começando o caminho de volta, há o Vado Putana, um bofedal (um tipo de pântano dos Andes) com o Cerro Colorado ao fundo como vista. É de tirar o fôlego... lindo! São áreas pantanosas típicas da região andina e extremamente importantes para a diversidade da vegetação em locais secos. Um verdadeiro oásis nesse deserto! Passamos também pelo Pueblo de Machuca, famoso por seu kebab de lhama!
Lagunas Altiplanicas - Terça-feira 19/09/2023
Partimos por volta das nove horas. Reabastecimento, coleta da roupa suja, verificação da polícia, incluindo teste de bafômetro (Sjak passou com louvor às nove da manhã 😜🥳) e, na rodovia 23, seguimos para Piedras Rojas - Lagunas Altiplanicas. No caminho, passamos pela linha do Equador.
Depois de cerca de uma hora e meia, chegamos às Lagunas Altiplanicas. Quando chegamos, descobrimos que deveríamos ter comprado um ingresso em Socaire. Cerca de 28 quilômetros atrás. O senhor é inflexível e não pode ser subornado. Então, fizemos nosso passeio alternativo e seguimos de carro, fazendo algumas paradas maravilhosas e fotos maravilhosas.
Depois das Lagunas Altiplanicas, dirigimos até Antofagasta. Uma viagem de aproximadamente 350 km. Passamos pelo deserto, salinas e planícies secas. Muito variado, mas tudo muito rústico!!! Em grande parte, dirigimos pela rodovia Pan-Americana. Achamos que seria um verdadeiro prazer dirigir por ela. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. A superfície da estrada é de razoável a ruim e, em uma distância de mais de 50 km, eles estão trabalhando na estrada. Isso significa que todos têm de continuar sua rota por um caminho paralelo não pavimentado. Portanto, poeira!!!! Muita poeira. Após cerca de cinco horas de viagem, chegamos a Antofagasta.