Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 12
Valparaiso - Terça-feira 26/09/2023
Depois de um café da manhã realmente delicioso feito com carinho, pegamos um táxi para o centro de Valparaíso. Depois de caminhar pelo porto, seguimos para a cidade. Logo nos deparamos com o elevador "Ascensor Cordillera de 1.886".
Esse é um tipo de elevador de roda dentada construído em uma encosta. Temos que entrar aqui porque esses elevadores estão no topo da nossa lista de desejos. Portanto, não hesitamos nem um segundo e subimos depois de pagar alguns pesos. Chegando ao topo, descobrimos que, se caminharmos pelo bairro, podemos ir até outro elevador para descer novamente. Caminhamos pelas pequenas ruas e, em um determinado momento, nos encontramos em frente a um parque fechado. Mas uma senhora simpática, Cinthia, nos deixa entrar e isso é uma sorte, pois do parque temos uma bela vista de Valparaíso. Cinthia é uma enciclopédia ambulante e nos conta todo tipo de coisa sobre a cidade. Além disso, ela acha muito bom praticar seu inglês. Quando saímos, ela nos pressiona a ter muito cuidado e a colocar a câmera na mochila. Um homem avisado pelos habitantes locais vale por dois. Passeamos pelo pequeno bairro, apreciando a cidade e a área pacífica e tranquila. Além de alguns moradores locais, não encontramos ninguém. Chegando ao segundo elevador, descemos e encontramos um restaurante para um delicioso almoço.
À tarde, faremos um passeio pela cidade. Quando contamos ao guia que já tínhamos feito uma caminhada maravilhosa no distrito de Cordillera, ele se assusta. Acontece que esse é o bairro mais perigoso de Valparaíso. Portanto, esses amadores tiveram muita sorte!
Temos uma ótima caminhada, belas escadas, grafites impressionantes, ruas estreitas e becos sinuosos. Uma beleza de tirar o fôlego. Depois de algumas horas, chegamos de volta ao ponto de partida. Nós nos divertimos muito!!! Terminamos o dia no Café Terraza Miaw. Depois desse dia maravilhoso, uma cerveja gelada é ótima, sem falar nas deliciosas nozes!!!
Valparaiso é uma cidade portuária colorida no Oceano Pacífico. A cidade fica em uma baía e é construída sobre 42 colinas. É, sem dúvida, a mais bela cidade do Chile e uma das mais belas cidades da América do Sul. Você encontrará uma arquitetura incomum, colinas construídas e casas de cores vivas. Não é à toa que o centro histórico de Valparaíso é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2003.
Todos os morros estão conectados. Pelas ruas em ziguezague ou por elevadores nos morros mais íngremes. Valparaíso é como um grande labirinto colorido. Nenhuma rua da cidade parece ser paralela.
A bela arte das ruas, as mansões coloridas que sobraram dos tempos coloniais, as igrejas e as casas com as cores do arco-íris nas colinas fazem dela uma cidade única. Valparaíso o encanta com sua beleza.
Um famoso escritor, Pablo Neruda, fez uma bela frase: "Se subirmos e descermos todas as escadas de Valparaíso, teremos dado uma volta ao mundo",