Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 10
La Serena - Sábado, 23/09/2023
Hoje vamos de carro até La Serena. Uma viagem de aproximadamente 400 km. Um fenômeno impressionante são todos os túmulos ao longo da rodovia. Uma coisa bizarra e há realmente centenas deles. Cada túmulo recebe sua atenção e é bem conservado!!! Grandes, pequenos, coloridos... com fotos ou sem. Eles são tão impressionantes que podem fazer uma rodovia mudar de rumo. Eles são intocáveis. E a mensagem que fica é que tudo pode mudar de rumo a qualquer momento....
Para mim, é um bom lembrete para dirigir com muito cuidado e ficar extremamente alerta. Parece tão fácil!!! Dirigir em linha reta por centenas de quilômetros. Mas, aparentemente, essa simplicidade se tornou o golpe final para um grande número de usuários das estradas. Talvez a "monotonia" e a paisagem acidentada sejam o assassino. Afundando lentamente no nada!!!!!
Em Huasco, no meio do nada, um único e pequeno bar/restaurante para caminhoneiros. Mas para nós isso é um oásis.......... Nós temos café! E um bom café! ☕️🍪❤️ Reabastecemos, enchemos nossas garrafas com mais café e seguimos em frente.
Hostal El Arbol Eco Lodge - Sábado, 23/09/2023
A estrada é bastante tranquila e, por volta das 16hs, chegamos ao Hostal El Arbol Eco Lodge. Um lugar realmente lindo!!! No momento em que dirigimos até lá, olhamos um para o outro algumas vezes atravessado. Passamos por uma área industrial, muito bagunçada 🤪🤪. Mas assim que passamos pelo portão, entramos em um lindo jardim, em um oásis de tranquilidade.
La Serena, Vale do Elqui e Vicuña - Domingo 24/09/2024
Um bom café da manhã, em um belo jardim! Cheio de lavanda!
Uma parada na praia e no farol.
E a caminho de Vicuña, ainda na cidade, um pouco antes de sairmos de La Serena, vimos uma linda procissão. As pessoas estão caracterizadas com as tradições locais, é lindo de se ver.
A primeira parada é o reservatório de Puclaro. O reservatório de Puclaro está localizado no Vale do Elqui, cerca de 50 km a leste da cidade de La Serena, a uma altitude de 432 metros acima do nível do mar. O clima nessa área é mediterrâneo seco, com chuvas anuais altamente irregulares. Apesar dessa limitação para a agricultura, o clima permite o cultivo de culturas de qualidade notável, especialmente frutas. Seu objetivo é melhorar a irrigação de 21.000 ha de terras agrícolas no vale do Elqui. O reservatório também oferece vistas deslumbrantes. Na represa há uma enorme harpa eólica. Essa harpa produz um som mágico e inconfundível no vale do Elqui.
Vicuña, a capital do Vale do Elqui e também a maior cidade da região. Na Plaza de Vicuña, você encontrará uma área repleta de história, começando pelo monumento à paz que tem em sua base "a rosa dos quatro ventos". É um monumento que você também encontra em outras partes do mundo, pois foi originalmente escrito em 80 idiomas diferentes para expressar a mesma mensagem: "Que a paz prevaleça no mundo".
A cidade é dedicada à poeta e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura Gabriela Mistral, onde seguimos sua marca artística indelével por meio de uma caminhada pelas ruas repletas de edifícios em estilo colonial do início do século XX.
Descobrimos outro tesouro em Vicuña! Sorvete artesanal!!!!!
Vicuña é o berço do melhor sorvete artesanal de toda a região. É impossível visitar essa cidade em El Valle del Elqui sem provar a variedade de sorvetes, muito bem servidos e em porções generosas.
Os moradores locais recomendam que você pare em várias sorveterias durante sua caminhada e prove os sorvetes, pois todos são deliciosos e fazem parte da experiência de visitar a cidade. De fato, há uma competição nacional anual aqui: "A Melhor Picada do Chile", que premia o melhor sorvete a cada ano. Entre os postulantes, geralmente estão os estabelecimentos e sorveterias mais elegantes que se superam ano após ano.
La Bilbaina é a mais antiga, com mais de 65 anos de preparação de sorvete, começando com métodos de congelamento antigos e artesanais, usando neve natural. Lá escolhemos nosso sorvete: Sjak com limão e cacto e Lara com flor do deserto e framboesa.
Observatório La Pangue - domingo 24/09/2024
Depois de nossa agradável estada em Vicuña, decidimos dirigir até o Observatório La Pangue. Esperávamos ver algumas flores do deserto e possivelmente conseguir um ingresso para o observatório. O caminho é lindo, mas, com exceção de um cacto (um entre milhares) que produziu frutos e flores vermelhas, não há nenhuma cor ou flor a ser encontrada. Continuamos subindo até o Observatório La Pangue e temos que fazer muitas curvas fechadas ao longo de precipícios profundos!!!
Quando chegamos ao observatório, nos encontramos em frente a um portão fechado. Não há nada para ver, nada para fazer e certamente não há venda de ingressos 🤪🤪. Mas a paisagem é fantástica, assim como o caminho de volta para Vicuña.
Pisco Elqui - domingo 24/09/2024
Depois do vale do Observatório La Pangue, decidimos dirigir do vale até Pisco Elqui antes que escureça. Uma viagem de cerca de 50 km. Será uma viagem rápida porque o crepúsculo já começou. O vale é lindo. A cidade de Pisco Elqui não é realmente especial, exceto pelo fato de que o famoso Pisco é destilado aqui. Conhecida por ser o berço do Pisco Sour. Um bom aperitivo depois de uma boa refeição. A essa altura, já está escuro e, no caminho de volta, somos muito atrasados por uma procissão. Depois de mais de três quartos de hora, podemos continuar e ainda temos 100 km a percorrer.
De volta a La Serena, estamos com muita sede e queremos uma cerveja, mas está tudo fechado........., exceto uma!!!
🔥 "MINHA VIDA POR UMA CERVEJA!" 🍺❤️
Essa frase nunca fez tanto sentido como hoje! 🤪🤪🤪
Nós a encontramos!
🎯