Viagem Peru, Bolivia & Chili - Parte 1
Aeroporto Schiphol - sexta-feira, 01/09/2023
Saio da cama às três da manhã. Uma boa ducha, um delicioso café preto e, por volta das 4hs, meus filhos, Daan e Paul me levam ao aeroporto de Schiphol. A estrada está tranquila, então podemos seguir rapidamente sem muito trânsito.
A entrega das malas e as verificações ocorrem sem problemas. Às 9:50hs, voamos. Meu vôo vai até Bogotá, na Colômbia e segue para La Paz, na Bolívia. O vôo para Bogotá dura cerca de 10 horas. No entanto, temos um vento de cauda e chegamos mais de meia hora antes. Normalmente, isso é muito bom, mas meu vôo para La Paz tem um tempo de espera de mais de sete horas. Mas, não há o que reclamar. Terei uma bela viagem pela frente.
Aeroporto de São Paulo - sexta-feira 01/09/2023
Lara parte de Marília/SP - Brasil. Ela pega o ônibus para São Paulo (6 horas) + 1 hora de transfer para o aeroporto o Guarulhos às 18:35hs. Por sua vez, Lara viaja até Santa Cruz de La Sierra para La Paz, na Bolívia, chegando às 2:20 hs do dia seguinte.
Aeroporto de Bogotá - sexta-feira 01/09/2023
O aeroporto de Bogotá é bom. Há muitas lojas e lugares para comer. Lara e eu mantemos contato; ela viaja de ônibus de Marília para São Paulo e espera no aeroporto de São Paulo por seu vôo para Santa Cruz de La Sierra para então seguir para La Paz, na Bolívia, após uma breve escala. Ela chega então às 23hs e tem que esperar três horas por mim. Chego por volta das 2h da manhã do dia 02/09/2023.
Inicialmente, fui direcionado para o portão B6, mas de vez em quando é bom checar as placas novamente. Um novo portão A11. Felizmente, não me importo em esticar as pernas e caminho tranquilamente até o outro lado do aeroporto.
Às 21:15hs, horário da Colômbia, parto para La Paz. A propósito, é intrigante lidar com todos esses fusos terrestres diferentes 😜😜.
La Paz - sábado, 02/09/2023
Depois de uma longa viagem, cheguei a La Paz - Bolívia. Lara está me esperando no aeroporto. Por volta das quatro horas da manhã, chegamos ao hotel. Tomei uma ducha rápida e pulei rapidamente na cama, porque às sete o despertador tocaria novamente para a viagem em um sítio arqueológico em Tiwanaku e Puma Punku.
Tiwanaku e Puma Punku - sábado, 02/09/2023
O despertador toca muito cedo. Me sinto um pouco grogue. Tivemos uma longa viagem, uma noite muito curta e, sem esquecer, a altitude de mais de 3.600 metros! Isso me deixa um pouco fraco e tonto o dia todo. Lara está se sentindo bem.
Tiwanaku é muito interessante, com estátuas e museus impressionantes. Vale muito a pena visitar.
Depois de um almoço compartilhado, visitamos Puma Punku, um pequen sítio arqueológico.
Tiwanaku provavelmente teve origem antes do ano 200 e foi a capital de um império que, em seu apogeu (até cerca do ano 1.000), controlava aproximadamente a metade sul do império Inca posterior, ou seja, o sul do Peru, o norte do Chile, boa parte da Bolívia e parte do norte da Argentina. A metade norte do império Inca posterior era dominada pelo império dos Wari, o grande rival de Tiwanaku, localizado atualmente no Peru. O império de Tiwanaku provavelmente contava com cerca de um milhão de súditos e os Incas mais tarde se consideraram descendentes dessa civilização.
Após um almoço compartilhado, visitaremos Puma Punku, um pequeno sítio arqueológico.
La Paz - Sábado, 02/09/2023
Por volta das quatro horas, estamos de volta a La Paz. Depois de uma deliciosa xícara de café, saímos para conhecer La Paz de teleférico 🚠!!! Não há metrô, mas há um sistema de teleféricos por toda a cidade. Uma experiência incrível! La Paz é uma cidade linda, mas vê-la de cima é incrível, ainda mais com um lindo pôr do sol. Finalmente, vamos para a cama muito exaustos.
Estrada da Morte - domingo, 03/09/2023
Mais uma vez, acordamos cedo, às 6h30hs. Desta vez, vamos pedalar pela Estrada da Morte. Uma viagem que começa com uma altitude de 4.617 metros e desce para 1.158 metros, em uma distância de 54 quilômetros. Os primeiros 20 quilômetros são pavimentados, e depois, somente estrada de terra batida. Que experiência!!! Um pouco difícil, mas maravilhoso de fazer!!! Ótimas vistas, natureza e um pouco mais de adrenalina!!! No meio, fizemos uma linda tirolesa. A viagem de volta durou cerca de três horas. Às nove da noite, estávamos de volta ao nosso hotel. Cansados, mas muito satisfeitos, fomos para a cama.