Camino 2023 - caminho de O Cebreiro a Sarria
Terça-feira 25-04-2023 - Pedrafita Do Cebreiro
📍O Cebreiro - uma Vila Celta e o ponto mais alto da Galícia. Ponto de partida👣❤️
Começamos nossa peregrinação hoje ! Levantamos a tempo para nossa primeira caminhada até Triacastela. Inicialmente, subimos a colina. Um bom caminho que sobe suavemente. Uma parte do caminho íngreme aqui e ali, mas sim, é possível! Demora um pouco para se acostumar com a mochila. Dez quilos não parecem muito, mas com o passar dos quilômetros, isso se torna perceptível. Mas isso não deve estragar a diversão. Felizmente, Lara caminha muito relaxada e gosta de tirar fotos. Ambas as coisas atraem particularmente minha imaginação😜😜. A paisagem é linda.
Terça-feira, 25-04-2023 - Alto de Polo
Depois de 9 km de subida, merecíamos um almoço delicioso. Tortilla com molho fresco e uma deliciosa xícara de café!!!!!!!
Terça-feira, 25-04-2023 - Lamas do Biduedo
Uma pequena pausa em Lamas do Biduedo.
Lamas do Biduedo, oficialmente conhecida como Santo Isidro de Lamas do Biduedo, é uma paróquia civil no município de Triacastela, na província de Lugo, Galícia, Espanha. Em 2019, tinha uma população de 85 habitantes.
Terça-feira, 25-04-2023 - Ramil
Uma pequena pausa em Ramil
Ramil é um vilarejo pitoresco localizado no município de Triacastela, na Galícia, Espanha. Esse vilarejo é uma parade notável ao longo do Caminho Francês do Caminho de Santiago, uma rota de peregrinação histórica que leva a Santiago de Compostela.
Uma das características mais notáveis de Ramil é seu antigo castanheiro, com idade estimada em mais de 800 anos. Essa árvore é um monumento natural e tem sido uma testemunha silenciosa de séculos de jornadas de peregrinos. Seus galhos extensos oferecem sombra e um momento de reflexão para os viajantes que passam por ali.
Os visitantes de Ramil podem mergulhar na rica história do vilarejo, evidente em sua arquitetura tradicional e no ambiente sereno que permeia a área. O vilarejo exala uma sensação de atemporalidade, permitindo que os peregrinos vivenciem um pedaço da Espanha histórica.
Terça-feira, 25-04-2023 - Triacastela
Após cerca de 18 km, começamos a descer e isso tem consequências para as pernas rurais. Para dizer o mínimo, é um pouco difícil!!! E então, quando você pensa, estamos lá, e acaba sendo mais 3 km............ bem 🤪🤪. Lara caminha assobiando ao meu lado e aproveita a caminhada por dez.
Em Triacastela, imediatamente arrumamos uma boa acomodação para passar a noite. Consegui convencer Lara de que uma pequena pousada é muito relaxante, em vez de um dormitório cheio de pés fedorentos e pessoas roncando!!! Felizmente, minha peregrina foi rapidamente convencida e nos hospedamos na Pension Casa Simon. Um belga super amigável com uma linda pousada. Depois de 21 quilômetros: uma cerveja e alguns tapas estavam com um sabor fantastico. Não demoramos e logo caímos no sono.
Depois de uma boa noite em Triacastela, um novo dia com novos desafios!!!
Hoje o plano é caminhar até Sarria, passando pelo Monastério de Samos. Novamente, uma viagem de 21 quilômetros. A temperatura está ótima. Não está muito quente e estamos aproveitando ao máximo os belos arredores! Muito bom!
Quarta-feira, 26-04-2023 - San Martiño do Real
Uma pequena pausa em San Martiño do Real
San Martiño do Real é um pequeno vilarejo localizado no município de Samos, na província de Lugo, Galícia, Espanha. A vila faz parte da paróquia de San Martiño do Real, que também inclui o povoado de Vilar do Real.
Um dos marcos notáveis do vilarejo é a Igreja de San Martiño do Real (Igrexa de San Martiño do Real), uma igreja histórica que reflete o estilo arquitetônico da região.
San Martiño do Real está situado ao longo do Caminho Francês (Camino Francés) da rota de peregrinação do Caminho de Santiago. Os peregrinos que percorrem esse caminho passam com frequência pelo vilarejo, desfrutando de seu ambiente tranquilo e da arquitetura tradicional galega.
O vilarejo é cercado por paisagens cênicas típicas da Galícia, caracterizadas por Colinas onduladas, vegetação exuberante e casas de pedra tradicionais. Sua proximidade com a cidade de Samos, conhecida pelo Monatério de Samos.
Quarta-feira, 26-04-2023 - Samos
Depois de aproximadamente 4 horas de caminhada, cerca de 2,5 km por hora, chegamos a Samos. O Mosteiro de Samos fica no vale e temos uma vista gloriosa do mosteiro quando chegamos caminhando! Nós dois queremos visitar o mosteiro, mas infelizmente ele está fechado e só abre às 16h30min. Como gostaríamos de visitar o mosteiro, decidimos esperar algumas horas e pegar um terraço. Nada mal também. A espera valeu a pena. O mosteiro é fantástico. Nosso guia, um monge, acho que tinha que chegar em casa a tempo para o jantar, pois ele percorreu o mosteiro como uma lança. Mas definitivamente valeu a pena o esforço. Agora são cinco e meia da tarde e ainda temos 10 km de caminhada até Sarria. Sugiro à minha peregrina Lara que seja esperta e pegue um taxi 😂😂. Olhos arregalados de surpresa, mas com alguma convicção, a peregrina segue em frente. Para mim, aliás, foi bom deixar minhas pernas descansarem um pouco. Infelizmente, temos que esperar mais 40 minutos por um táxi e obrigatoriamente beber uma cerveja bem gelada 😜😜. No táxi, a peregrina Lara me disse que nunca, nunca falaremos com ninguém sobre esse ato ultrajante. O alegre motorista de táxi, sorrindo, acompanha nossa conversa e garante a Lara que ele leva os peregrinos de um lado para o outro o dia todo. Cada um com sua própria história ou desculpa. Ele diz a Lara para não se preocupar, afinal, ela não será menos peregrina por tal ato. Sarria é um lugar lindo, com belos terraços (restaurantes), boa cerveja e comida deliciosa.
Mosteiro de Samos.
Samos é um lugar sagrado e “mágico”.
Tão escondido, tão estreito, tão encravado está esse Monastério dentro de altas montanhas pelos seus quarto lados. Uma curiosidade: todos os lados não apenas o cercam, mas o escondem, que só pode ser visto das estrelas, quando as alcança verticalmente...
A disposição do lugar retrata a religião de seus habitantes. Ela o retrata e até o influencia: como o horizonte é fechado por todos os lados, não há objetos pelos quais o espírito possa se dissipar. Somente na direção do Céu a visão se torna mais fácil, e assim o Céu ocupa toda a atenção.
Com 1.500 anos de vida monastica quase ininterrupta, este mosteiro, esta Casa de Deus, abriga a história de muitos povos e homens que passaram por ele: (os antigos suevos lhe deram o nome: Samanos, lugar dos monges) e que continuam a passar, porque é o caminho, o Caminho de Santiago. E de todas as partes do mundo eles fazem uma peregrinação à Tumba do Glorioso Apóstolo Tiago, em Compostela.
Os monges consagrados a Cristo já estavam aqui há mais de trezentos anos quando chegou a notícia da preciosa descoberta das relíquias de Zebedeu. Centenas de monges foram santificados nesse antigo mosteiro.
De seus claustros, eles voaram para o céu e de lá intercedem por nós, seus irmãos, que fazemos um voto de estabilidadeus que ad mortem, como eles fizeram, diante do altar de Deus e de seus santos Juliano e Basílio.
Diz a lenda que algumas das relíquias do mosteiro, inclui um antigo Lignum Cruci
Quarta-feira, 26-04-2023 - Sarria
Chegamos a Sarria por volta das oito horas e nos instalamos no Travesia Rooms. Depois de uma bela cerveja e alguns tapas deliciosos, mergulhamos em nossas camas.